Dezembro 2020

Professores apresentam trabalhos no Congresso de Epidemiologia das Américas em Miami

Os professores Mariana Santos Felisbino Mendes e Rafael Moreira Claro, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública e Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, respectivamente, apresentaram os resultados de suas recentes pesquisas na edição 2016 do Congresso de Epidemiologia das Américas, realizado em Miami, entre os dias 21 e 24 de junho. A professora apresentou três estudos desenvolvidos com os colegas do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia que avaliaram os fatores associados a não realização do exame preventivo de câncer de colo do útero;  a saúde pré-concepcional das mulheres brasileiras e a saúde cardiovascular da população brasileira. Já o professor Rafael Claro, apresentou um trabalho que avaliou o custo da alimentação saudável no Brasil e outro sobre as tendências na prática de atividade física de lazer no País na última década.

MarianaRafael Claro, Bruna Costa, Ísis Eloah e Mariana  Felisbino

O evento, que acontece uma vez a cada cinco anos, tem como objetivo mostrar e promover a diversidade de estudos, práticas e políticas dentro da epidemiologia para melhorar a saúde das populações diversas. Para Mariana, “esse congresso é uma oportunidade única de interagir com um grupo diversificado de epidemiologistas e trocar ideias sobre a variedade de realizações nessa área”. Segundo a organização do congresso, dentre os 1.500 inscritos, 30% se constituírem em epidemiologistas da América Latina e Caribe.
Em várias sessões, foram discutidos os avanços e desafios da Epidemiologia e Saúde Pública no cenário da América Latina, especialmente em como articular as evidências científicas com as políticas públicas de saúde. As iniquidades sociais e suas relações com a saúde também tiveram destaque em algumas plenárias. A aluna do Curso de Doutorado em Enfermagem da EEUFMG, Ísis Eloah Machado e a Doutora, também pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola, Bruna Vieira de Lima Costa também estiveram presentes.