Agosto 2020

Câmara Municipal homenageia Professor Antônio Leite Radicchi

Antonio Leite2O professor da Faculdade de Medicina da UFMG e do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, Antônio Leite Radicchi, receberá postumamente, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Diploma de Honra ao Mérito. A cerimônia de entrega do Diploma acontecerá em 5 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O professor foi indicado pelo Vereador Juliano Lopes após a sugestão do bibliotecário da Biblioteca Baeta Viana, Gesner Xavier Araújo.

“Mesmo sem tê-lo conhecido pessoalmente, eu conhecia o seu trabalho no Projeto Manuelzão e no Internato Rural. Ele era uma pessoa que tinha um trabalho social importante e que merecia uma homenagem”, comenta Gesner Xavier Júnior.

O Diploma de Honra ao Mérito visa homenagear pessoas ou instituições que de alguma forma realizaram feitos notáveis pela cidade de Belo Horizonte. O Professor Antônio Leite foi chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social e desenvolveu pesquisas na área de saúde coletiva.

Antônio Leite Radicchi
Graduado em Medicina pela UFMG e doutor em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), Radicchi era docente da UFMG desde 1980. Ele foi chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social por dois mandatos, membro da Congregação da Faculdade e coordenador do Centro de Extensão e do Internato em Saúde Coletiva, conhecido como Internato Rural. Era membro do Conselho Diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescom) e membro do corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG. Desenvolveu pesquisas na área de saúde coletiva, atuando principalmente nos temas política de saúde, educação ambiental, educação médica, programa de saúde da família e saneamento básico. Faleceu em 13 de novembro de 2017.