Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Campanha de Vacinação Tríplice Viral acontece na Escola de Enfermagem entre os dias 28 e 30 de agosto

vacinação2Entre os dias 28 e 30 de agosto, será realizada na Escola de Enfermagem da UFMG campanha de vacinação Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) para a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina da UFMG, entre 13h às 18h, no Laboratório de Práticas de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG (3º andar).

É importante levar o cartão de vacina (caso tenha) e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais. 

O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda, grave e prevenível pela vacinação com a Tríplice Viral. Considerando a transmissão sustentada do vírus no território nacional e a necessidade de planejar, executar e avaliar medidas de prevenção e de controle do sarampo com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) elaborou um Plano de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sarampo e incluiu, dentre as estratégias deste plano, a vacinação de adultos jovens, especialmente os universitários e profissionais da saúde.

A campanha é coordenada pelas professoras Tércia Moreira Ribeiro da Silva e Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, com o apoio da diretoria da EEUFMG e Faculdade de Medicina. 
Situação atual
No Brasil, a partir de 2018 foram notificados surtos de Sarampo em 11 estados brasileiros, totalizando 10326 casos notificados e, a partir do início de 2019, o estado de Minas Gerais entrou em estado de alerta após a notificação de um caso autóctone de sarampo. Atualmente, já foram notificados 190 casos suspeitos e 4 confirmados de sarampo no estado.