Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Conhecimento, patrimônio e universidade foram destaques em palestra da reitora Sandra Goulart Almeida

Na tarde desta sexta-feira, 23 de agosto, foi realizada na Escola de Enfermagem da UFMG a solenidade de encerramento dos 85 anos da Unidade. O evento foi marcado pela palestra da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, que abordou “Universidade, conhecimento e Patrimônio”; lançamento do vídeo institucional; descerramento da placa comemorativa e apresentação musical de alunas dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

Para recepcionar as pessoas, a aluna do curso de Nutrição, Cristiana Caldeira Brant Gabarra, tocou canções no violino na entrada do auditório Maria Sinno. A mesa de abertura foi composta pela reitora, Sandra Goulart Almeida, pelo vice-reitor, professor Alessandro Fernandes Moreira, pela diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares, e pela vice-diretora, Simone Cardoso Lisboa Pereira.

SOL.852A professora Sônia Soares ressaltou sobre a alegria de celebrar este momento singular. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Celebrar nossas conquistas é motivo de muito orgulho. Gostaria de congratular com todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta solenidade acontecesse. A Escola de Enfermagem sente-se honrada pelo resultados do cumprimento da nossa missão”, disse a Diretora.

Ainda sobre os 85 anos, Sônia também falou da importância de homenagear quem fez parte da história da Escola. “Longevidade é o marco da experiência de homenagear cada um que tem contribuído para edificar a Escola de Enfermagem”, completou a diretora, após citar Roland Barthes.

A reitora da UFMG agradeceu pelo convite e afirmou que participa deste momento com muito orgulho e emoção. “A Universidade é feita de pessoas, a quem devemos agradecer pela dedicação, afeto e contribuição para chegarmos onde hoje estamos”, ressaltou.

Durante a palestra, a professora Sandra sobre falou da importância de uma unidade acadêmica para a sociedade. “Em certo sentido, cada Unidade Acadêmica corresponde a uma missão que a UFMG se propõe a cumprir perante a sociedade. O momento da criação de uma unidade corresponde ao tempo no qual a instituição toma consciência dessa missão, mobiliza sua comunidade e se configura para cumprir uma tarefa que tem origem no passado, adentra no presente e se propaga para o futuro”.

Sobre a necessidade de construção de um país mais justo, ela colocou a Universidade Federal de Minas Gerais a disposição dos brasileiros. “Gostaria de dizer a todos aqui presentes que podem contar com a UFMG, com toda a sua comunidade, para a construção de um país mais desenvolvido, mais equânime e justo, no qual as políticas públicas sejam prioritárias e construídas de forma sustentável. A nossa missão coincide com as aspirações da maioria do povo brasileiro, que se quer fazer uma sociedade de pessoas livres, de seres humano que possam usufruir da herança material e cultural que nos é legada por nossa história, e que possam expandir, ao infinito, a noção do humano como atributo inalienável de cada mulher e de cada homem que vierem a nascer neste país”, pontuou a reitora.

reitora sandra goulartA reitora enfatizou, ainda, sobre o momento atual enfrentado pelas Universidades Públicas, e reiterou a importância da UFMG. “Como instituição que se ergue sobre os mais nobres pilares republicanos, a UFMG deve, mais do que nunca, defender nossos valores constitutivos apesar e por isso da diversidade de sua comunidade e de suas áreas de conhecimento: a liberdade de expressão, a laicidade, os valores éticos e democráticos e o Estado de Direito. Que possamos todos juntos, mesmo em tempos regressivos, construir a universidade que precisamos para inventar o país que todos nós queremos, e que para isso nos indignemos sempre que for preciso”, completou Sandra.

Após o descerramento da placa comemorativa, as alunas do curso de Enfermagem da EEUFMG, Ana Paula Rego Moreira, Ana Luíza Pereira Silva e Letícia Luzia Ferreira Silva, agraciaram os presentes com uma apresentação musical.