Julho 2020

Oficina de Validação do Instrutivo para Manejo da Obesidade no SUS reúne profissionais de diversas partes do Brasil

Aline Oficina InstrutitvoProfessores universitários, gestores municipais e estaduais da área da saúde, médicos, nutricionistas e educador físico de diversos estados brasileiros se reuniram na Escola de Enfermagem da UFMG nesta terça-feira, 13 de agosto, para validar o Instrutivo que visa apoiar os profissionais de saúde para o manejo coletivo da obesidade na Atenção Básica à Saúde (ABS) e na Atenção Especializada (AE).

A atividade foi organizada pelo Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG) e coordenada pela professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Aline Cristine Souza Lopes, em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde.

De acordo com Aline, o Instrutivo foi construído com base nos resultados de revisão sistemática da literatura, da avaliação dos dados de manejo da obesidade do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), de pesquisa realizada com profissionais da ABS e AE de todo o país, e teorias de educação em saúde e comportamentais. Todo este instrumental objetivou a construção de metodologias de grupos que favorecessem a redução do peso e a promoção da saúde.

Durante a oficina, os profissionais discutiram sobre o material desenvolvido e debateram sobre a aplicabilidade e factibilidade do Instrutivo na ABS e AE, incluindo a proposta de "Estratificação de Grupos para Manejo da Obesidade" e a sugestão de "Cardápio de Ações para o Manejo da Obesidade".

Aline destacou que o próximo passo é a revisão do Instrutivo de acordo com as sugestões da oficina. “A previsão é que ele seja lançado no início de 2020. Mas, ainda em 2019, será disponibilizada uma versão preliminar para o uso dos pesquisadores dos 26 estados brasileiros que tiveram projetos aprovados na Chamada CNPq/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018 - Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS”, enfatizou.