Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Solenidade de encerramento dos 85 anos da Escola de Enfermagem contará com palestra da Reitora da UFMG

ENCERRAMENTO 85 ANOS MENORPara encerrar as comemorações dos 85 anos da Escola de Enfermagem da UFMG, a Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, ministrará uma palestra sobre "Universidade, Conhecimento e Patrimônio” no dia 23 de agosto, às 14 horas, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem.

De acordo com a reitora, a palestra abordará o papel das universidades públicas na construção do país, e a participação da UFMG, em especial na construção no Estado e no desenvolvimento regional.

Durante o evento será realizado também o lançamento do vídeo institucional e a inauguração da placa que marca os 85 anos da Unidade.
O evento é aberto à comunidade acadêmica e público em geral e sem necessidade de inscrição prévia.

Programação diversa
Congressos, mesas-redondas, seminários, palestras, eventos culturais e sociais, comemorações dos 20 anos do Internato Rural em Enfermagem, 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 15 anos de criação do curso de Nutrição e dos 10 anos do curso de Gestão dos Serviços de Saúde fizeram parte da programação que se iniciou em 5 de julho de 2018 e contou com a participação da comunidade acadêmica, profissionais de saúde e do público externo.

A Escola
A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, criada em 07 de julho de 1933, mediante o Decreto nº 10.952, constituiu-se como uma Unidade Acadêmica da UFMG, a partir de 28 de fevereiro de 1968, quando foi desvinculada da Faculdade de Medicina (Decreto nº 62.317).

A Escola, em seus 86 anos de existência, incorporou ações que asseguraram uma sólida formação de profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, mecanismos que favoreceram uma constante adaptação às mudanças ocorridas ao longo do tempo. Forma enfermeiros, nutricionistas e profissionais para a gestão de serviços de saúde, em nível de graduação, além de mestres e doutores no Programa de Pós-graduação stricto sensu e especialistas de várias áreas da Saúde.

Articulada com a rede de serviços de saúde municipais e estadual para a formação de profissionais, por meio de convênios, assessorias e ações diversas, visa o cumprimento dos objetivos de geração e aplicação do conhecimento, de forma indissociada, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde e de Pós-Graduação em Enfermagem, Mestrado, Doutorado e Especializações contam com a participação de docentes de diferentes áreas, servidores técnico-administrativos e discentes, em parceria com instituições de saúde. As parcerias nacionais e internacionais envolvem articulação e desenvolvimento de projetos de grande porte, financiados por agências de fomento e órgãos governamentais.