Calendário

Fevereiro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Calouros do curso de Enfermagem são recebidos na Escola

boas vinvas diretorasNa manhã desta quarta-feira, 31 de julho, a Escola de Enfermagem da UFMG deu início à recepção dos calouros dos cursos de graduação com os novos alunos do curso de Enfermagem. A diretora da Escola, professora Sônia Maria Soares, parabenizou os calouros e destacou a importância desse momento. “Exalto a importância de chegar até aqui.Nessa trajetória inicial é necessário que definam um percurso, e não estou falando só do percurso acadêmico, de cumprir a grade curricular, mas para além disso. Vocês estão aqui hoje iniciando uma história para a construção da vida profissional, e vão ter opções diferenciadas nessa Universidade”, enfatizou.

Ainda em sua fala, a diretora reforçou a importância da diversidade, falando da necessidade do respeito no meio acadêmico e na vida. “A palavra de ordem para todos nós é respeito, tolerância com as pessoas que são diferentes, com as crenças e com as opções”, disse. Ela destacou, ainda, a campanha “Assédio é crime” lançada em novembro de 2018 com a participação da Comissão do campus Saúde da UFMG, junto ao Coletivo de Mulheres Alzira Reis, diretórios acadêmicos e setores de comunicação do campus e citou a cartilha que consta informações de situações que caracterizam assédio moral ou sexual, assim como orientações às vítimas e testemunhas sobre como denunciar esse crime.

Questões como o funcionamento do colegiado e da biblioteca foram apresentadas pela coordenadora, professora Maria Odete Pereira e pelo bibliotecário Gesner Francisco Xavier Junior, respectivamente. Além disso, foi realizada uma roda de conversa e apresentação da estrutura da Escola, por meio do tradicional tour feito com os membros do Diretório Acadêmico Marina Andrade Resende (DAMAR).

No segundo dia de recepção, a enfermeira, ex-aluna da EEUFMG e gerente do Centro de Saúde Nova York, Miriam Maria Gonçalves Chaves ministrou palestra com o tema “A Universidade e eu, eu e a Universidade”, para os novos alunos do curso de Enfermagem, e salientou a importância do contato com aqueles que estão chegando. “Acho fundamental que os estudantes tenham contato com os ex-alunos. Isso serve de motivação e também é bom para que eles saibam o que a UFMG nos nos proporciona, quais são os caminhos para acessar o mercado de trabalho, isso tudo tem muito a agregar”.

Miriam Chaves

Expectativas
A caloura do curso de enfermagem, Gabrielle Lourenço Pereira, natural da cidade de Capim Branco - MG, exaltou o fato do profissional de enfermagem poder cuidar das pessoas. “Escolhi a Enfermagem pela questão de estar e cuidar das pessoas, e também como saber fazer isso. A UFMG é uma das melhores universidades, é um sonho estar aqui. Eu quero me desenvolver como aluna e profissional”, disse.

Julia AlvesJúlia Beatriz Oliveira Alves, do município de Passa Tempo, falou sobre a alegria de começar a estudar na UFMG, e ressaltou que tem boas expectativas com o curso. “Enfermagem é o curso que podemos cuidar das outras pessoas, ter um contato com o paciente e ajudar o próximo, eu gosto muito de fazer isso. A UFMG é a melhor, tinha a opção em começar em outra Universidade no primeiro semestre de 2019, mas optei por esperar para o segundo cursar na UFMG. Acredito que eu vou gostar bastante do curso”, destacou.

Na próxima semana, no dia 6 de agosto, será a vez dos alunos dos cursos de Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde serem recepcionados na Escola de Enfermagem. Confira aqui a programação completa.