Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

UFMG abre nova turma de inglês acadêmico para professores

O English Language Fellow, programa que tem o intuito de capacitar os professores da UFMG para ministrarem aulas em inglês, abre inscrições nesta quinta-feira, 1º de agosto, para as turmas do segundo semestre deste ano. O curso é uma das estratégias de apoio ao processo de internacionalização da Universidade, que também inclui o aumento da oferta de disciplinas em inglês para estudantes estrangeiros.

O professor Lukas Murphy ministrará aulas para três turmas, às segundas e quartas, das 11h30 às 13h10, no CAD 2, e às terças, das 17h às 18h40, na Escola de Enfermagem. Segundo a professora Climene Arruda, coordenadora do Setor de Proficiência Linguística da DRI, o principal objetivo é preparar o docente da UFMG para elaborar programas de disciplinas, participar de eventos e escrever resumos e palestras em inglês.

A DRI e a Faculdade de Letras desenvolvem a iniciativa por meio de parceria com o Regional English Language Office (Relo), vinculado à embaixada norte-americana no Brasil. “A finalidade é disponibilizar um treinamento especializado aos nossos professores, servidores técnicos, estudantes e, assim, aumentar os níveis de proficiência em língua inglesa na universidade", afirma o professor Dawisson Belém Lopes, diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG.

Trajetória e métodos
Os encontros do English Language Fellow são conduzidos pelo professor Lukas Murphy. Nascido em Connecticut, nos Estados Unidos, Lukas ensina inglês como segunda língua há 32 anos. Ele é graduado em Japonês, Idiomas e Linguísticas pela Universidade de Massachusetts, mestre em Tesol (Teaching English to Speakers of Other Language) pela Universidade Estadual do Centro de Connecticut e doutor em Teachers College, pela Columbia University, com especialização em aprendizagem de adultos.

As aulas são ministradas totalmente em inglês, o que exige que os alunos tenham um conhecimento prévio da língua. Como recursos de ensino, Lukas recorre a muita conversa nas aulas, exemplos audiovisuais e artigos. Segundo ele, o melhor método para que os alunos possam se desenvolver é dissertando sobre suas áreas de pesquisa e registrado por escrito suas conclusões. “As aulas dão a oportunidade de praticar, ter confiança e fazer algo que eles não tenham feito ainda”, explica Murphy.
Além do curso, também são oferecidos workshops de Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction). A novidade neste semestre será a oferta de duas oficinas sobre Aprendizagem em Colaboração Virtual Internacional (Collaborative Online International Learning).

As inscrições para o English Language Fellow abrem nesta quinta e podem ser feitas até 8 de agosto por meio de preenchimento de formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proficiencia@dri.ufmg.br
(Com Centro de Comunicação da UFMG)