Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Professora Eline Borges lança livro sobre cuidados da pessoa estomizada

ElineA professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, Eline Lima Borges e o enfermeiro Especialista em Políticas e Gestão da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Mauro Souza Ribeiro, escreveram o livro “Linha de Cuidados da Pessoa Estomizada”. A obra foi elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD) e tem como proposta facilitar o entendimento do profissional em relação aos cuidados de pessoas com estomas de eliminação.
O livro é dividido em cinco unidades: Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais; Assistência à pessoa com estoma intestinal ou urinário; Características e classificação dos equipamentos coletores; Metodologia para avaliação e registro do desempenho e eficiência dos produtos para estomas intestinais e urinários; Indicação de equipamentos coletores e adjuvantes disponíveis na SES-MG.

De acordo com Eline Borges, a publicação visa instrumentalizar os profissionais, principalmente enfermeiros inseridos nos Serviços de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas (SASPO), que compõem a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG) para a reabilitação da pessoa estomizada, incluindo a indicação dispositivo adequado. “Tem como foco os princípios e os procedimentos que, por sua especificidade e complexidade, exigem a presença de profissionais capacitados para indicação de produtos, orientação, execução, monitoramento e avaliação da assistência”, enfatizou.
Ainda de acordo com a professora, a elaboração do livro iniciou em 2013 e encerrou no final de 2015. “Nesse período o seu conteúdo fomentou cursos ministrados para os profissionais dos SASPO, pela CASPD, nas modalidades presencial e a distância”.
A SES-MG é a responsável pela distribuição da obra, que está disponível para download neste link.