Calendário

Setembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Saúde da Mulher é tema de webconferência

A enfermeira Juliana Nazeli Moreira, do Departamento de Enfermagem Obstétrica do Hospital Sofia Feldman, realizou a webconferência sobre Saúde da Mulher para o Projeto Telenfermagem, no dia 5 de junho, para a equipe de enfermagem do PSF dos municípios do Estado de Minas Gerais cadastrados pelo Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes.

Webconferencia solange e julianaA enfermeira esclareceu quem são as mulheres Brasileiras e os papéis que elas exercem. “Representam 50,77 % da população, sendo as principais usuárias do Sistema Único de Saúde e dedicam 53,6 horas semanais em atividades domésticas”. Segundo Juliana, a questão da saúde das mulheres é afetada por fatores como: moradia, renda, escolaridade, raça, orientação sexual, meio ambiente, trabalho, discriminação, condições de trabalho, lazer e violência.
Ela explicou que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres tem o objetivo promover a melhoria das condições e vida das mulheres, ampliando cada vez mais o acesso e reduzindo a morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todo ciclo de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie. Juliana destaca a necessidade de ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher. Dentre outras ações, ela aponta as direcionadas para a prevenção do câncer do colo de útero e da mama.

Ainda de acordo com a enfermeira, o atendimento à saúde da mulher deve acontecer na integralidade e não apenas na doença, levando em conta aspectos orgânicos, familiares, sociais, emocionais, afetivos e espirituais. “Para promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos, deve haver ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde”.