Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Curso a distância gratuito sobre doença falciforme na escola é ofertado pela UFMG

A UFMG abre inscrições, até o dia 7 de julho, para o curso Saber para Cuidar: Doença Falciforme na Escola, ofertado a distância e gratuitamente. Interessados devem se inscrever pelo link disponível na página do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, da Faculdade de Medicina da UFMG, responsável pela oferta do curso. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso acontece de 12 de agosto a 18 de outubro.

A capacitação é voltada a profissionais e a estudantes das áreas de educação e da saúde em todo o país e visa auxiliar a compreensão da doença e seu impacto no contexto escolar. A proposta é fomentada pelo Ministério da Saúde e apoiado pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias de Minas Gerais.

As aulas têm carga horária total de 45h, ministradas durante três meses, e abordarão temas como as peculiaridades do problema e seus aspectos históricos, étnicos e sociais. Formas de identificar os sintomas e as redes de apoio aos portadores também estão entre os tópicos. Os concluintes com aproveitamento satisfatório contarão com certificado.

Um dos problemas de saúde mais frequentes no Brasil, especialmente entre a população negra, a doença falciforme causa complicações como anemia, dores e sensação de fadiga, condições que afetam a qualidade de vida e o desempenho escolar dos portadores.

Informações: saberparacuidar@nupad.medicina.ufmg.br ou centraleventos@nupad.medicina.ufmg.b

(Com Assessoria de Imprensa UFMG)