Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Alunos e professores do curso de Nutrição participam de Vivência Agroecológica em Ibirité

composto imodinamicoVivenciar a prática de produção de alimentos orgânicos e debater sobre fundamentos teóricos de da produção orgânica com base no princípio biodinâmico e práticas de plantio e cuidados na produção orgânica. Esses foram os objetivos da atividade “Vivência Agroecológica” realizada por alunos do Internato Rural do Curso de Nutrição e professores, na última segunda-feira, 10 de junho, na Associação de Agricultores Biodinâmicos da Serra do Rola Moça, Ibirité.

De acordo com o coordenador do Internato Rural de Nutrição, professor José Divino Lopes Filho, a finalidade foi aproximar o aluno de nutrição de circuitos de produção de alimentos saudáveis, particularmente de alimentos orgânicos. “Além de não utilizar agrotóxicos em sua produção, a agricultura orgânica assume compromissos fundamentais com a sustentabilidade ambiental. Desta forma, além de orientar, recomendar e prescrever alimentos saudáveis, nutricionistas devem compreender que o modo de produção de alimentos relaciona-se com condicionantes do processo saúde-doença na sociedade", enfatizou.

Raphaella Keylla Mourão Madureira e Silva, aluna do 8º período de Nutrição, destacou que durante a visita participaram da rotina de trabalho em um sítio, preparando o composto, semeando e transplantando as mudas. “Esta atividade foi importante para reforçar a ideia de que é possível realizar a produção de alimentos de forma sustentável, em maior escala, e não somente em pequenos quintais. Também é relevante para a formação de nutricionistas, o conhecimento de formas de produção alternativas de alimentos, tanto com o objetivo de divulgação, quanto para apoiarmos essas iniciativas”.