Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Estudantes da UFMG vivem imersão na atenção primária à saúde

Despertar a consciência de estudantes acerca das divergências entre a teoria e a prática é fundamental para uma formação que torne os graduandos aptos a atuar como profissionais. Partindo desta premissa, os cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia da UFMG contam, em sua grade, com a disciplina obrigatória de estágio supervisionado, também conhecida como internato, que possibilita uma interação direta com a comunidade externa e promove o alinhamento entre ética e empatia.

A disciplina remaneja estudantes em duplas para a região metropolitana de Belo Horizonte e diversos municípios de Minas Gerais para atuarem, sob supervisão de profissionais e orientadores, junto à comunidade. Nesse contato, os estudantes podem conhecer desafios da realidade de sua área de atuação. O curso de Medicina foi pioneiro ao ofertar o internato neste formato no Brasil, iniciando as atividades em 1978, mas os demais cursos também já consolidam a tradição: são 20 anos de internato na Enfermagem, 18 na Odontologia e 12 na Nutrição.

Ao todo, mais de quarenta municípios são atendidos pelo programa. Figuram, entre eles: Conceição do Mato Dentro, na região central do Estado, Guaxupé, no sul de Minas, Pains, Centro-Oeste de Minas e Serranópolis de Minas, Norte de Minas. Em entrevista à TV UFMG, Francisco Lana e Geraldo Cury, coordenadores da disciplina nos cursos de Enfermagem e Medicina apontam a importância desta experiência durante a graduação.

Entrevistados e entrevistadas: Geraldo Cury, coordenador Internato Rural Medicina; Francisco Lana, coordenador Internato Rural Enfermagem; Raquel Souto Silva - estudante Odontologia - UFMG; Nina Rotsen - estudante Medicina - UFMG; Caroline Costa - estudante Odontologia - UFMG; Gabriela Chami - estudante Enfermagem - UFMG; Caroline Lopes - estudante Nutrição- UFMG.

Equipe: Marden Ferreira (produção), Marden Ferreira (reportagem), Antônio Soares, Samuel do Vale (imagens), Marcia Botelho(edição de imagens), Jessika Viveiros(edição de conteúdo).