A professora Lívia Cozer Montenegro, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, realizou a webconferência sobre “Acolhimento na atenção primária à saúde” para o Projeto Telenfermagem, no dia 22 de maio, para a equipe de enfermagem do Programa de Saúde da Família dos municípios do estado de Minas Gerais cadastrados pelo Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes.
A professora mostrou uma linha do tempo desde o início do Sistema Único de Saúde até as polaridades alcançadas até hoje. Relacionou a política de humanização com a estratégia de acolhimento e de saúde da família para a expansão da acessibilidade, garantia dos direitos dos usuários e valorização do trabalho em saúde.
‘’O acolhimento é uma política postural, não tem lugar, nem data nem horário para acontecer. Pode e deve ser realizado por todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, enfatizou. Ainda segundo Lívia, o acolhimento eficaz é alcançado através da escuta qualificada, identificação das necessidades do usuário, clareza dos serviços prestados, diálogo multiprofissional e resolutividade.
A professora relacionou alguns problemas que atrapalham a eficácia deste processo, como a rotina de ‘’pronto atendimento’’ que sobrecarrega os profissionais, desvia a agenda programada, foca na medicalização e, por conseguinte, reduz ações de prevenção e promoção de saúde, enfraquecendo a estratégia de saúde da família e o trabalho multiprofissional.
As soluções para esses problemas foram demonstradas por meio de alguns modelos de acolhimento preconizados pelo Ministério da Saúde, como: acolhimento pela equipe de referência do usuário, acolhimento pela equipe de acolhimento do dia, acolhimento misto e acolhimento coletivo. Trouxe à tona também um novo conceito, chamado Acesso Avançado, já utilizado em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
“O acesso avançado exige que os objetivos de prevenção e promoção sejam preconizados, para isso não propõe trabalhar com horário agendado para consultas, evitando a utilização de fichas e senhas. Parte do princípio que quando o usuário precisar do atendimento, independente da gravidade, será atendido na UBS por uma equipe multiprofissional”, finalizou.