Calendário

Segunda edição do seminário de inclusão social e acessibilidade tem inscrições abertas

Crachá2

Segundo Seminário de Inclusão Social e Acessibilidade da Escola de Enfermagem da UFMG acontece no dia 12 de Junho, quarta-feira, das 9h às 17h no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG. O evento é produto do projeto “Ação Multiplicadora: Uma proposta de inclusão social e acessibilidade na Escola de Enfermagem da UFMG”, idealizado por servidores técnico-administrativos da Unidade, com apoio da Diretoria e aprovado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI-UFMG).

De acordo com as servidoras da Secretaria Geral, Fernanda Costa e Letícia Jafar, o objetivo do seminário é proporcionar a reflexão sobre os desafios para a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, além de apontar possíveis percursos para esse processo no âmbito social e acadêmico. “Nesta edição do evento, será abordado, ainda, a questão da Saúde Mental na perspectiva da inclusão, considerando que a inclusão social abarca esses desafios da atualidade”, disse.

A segunda edição do evento, que tem como tema “Conecte-‘si’”, discutirá “A Saúde Mental no contexto da Inclusão”, “Acessibilidade, um direito de ser” e “Plataformas acessíveis: o uso da web como instrumento de apoio à pesquisa para alunos com deficiência”, entre outros; contando com a presença de palestrantes diversos. Para Fernanda, o seminário será uma “oportunidade de discussão e reflexão acerca de temáticas tão presentes em nosso cotidiano”.

Ainda segundo as servidoras, a escolha do tema desta edição foi realizada na tentativa de contemplar duas importantes temáticas no âmbito da inclusão social. “O uso as tecnologias como ferramentas de integração e inclusão social das pessoas com deficiência e a Saúde Mental". Conecte-'si', de acordo com as servidoras, refere-se à interlocução com as mídias e ferramentas digitais e, por outro lado, ao equilíbrio na perspectiva emocional do ser.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo CENEX (Centro de Extensão) da Escola de Enfermagem (cenex@enf.ufmg.br/9831), no período de 23 de maio a 11 de junho. Serão emitidos certificados pelo CENEX (taxa de R$5,00). Confira aqui a programação completa.