Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Maio Amarelo: ação mobiliza para uso seguro de bicicletas e patinetes

Site Maio amarelo 01 1024x683
O campus Saúde da UFMG integra a campanha Maio Amarelo – que chama a atenção para a segurança no trânsito – com ações educativas para usuários de patinetes, ciclistas e motoristas que passarem pela área hospitalar de Belo Horizonte. No dia 21 de maio, terça-feira, das 8h30 às 14h, ocorrerão atividades simultâneas, dentro e fora do campus, como blitz educativa e oficina prática de condução segura de bicicletas e patinetes elétricos.

A ação é realizada junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG), com o objetivo de conscientizar os diversos personagens que interagem no trânsito. A área interna do campus será destinada a ciclistas e usuários de patinetes e, na avenida em frente, uma blitz educativa abordará motoristas, motociclistas e pedestres.

“As unidades do campus Saúde são espaços de formação e construção de conhecimento e devem ser um agente que contribua para um trânsito seguro. Com o surgimento de novas modalidades e ofertas de transportes, precisamos estimular a reflexão sobre as melhores formas de uso desses meios para evitar acidentes e salvar vidas”, ressalta o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG e presidente da Comissão Permanente do campus Saúde, Humberto José Alves.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito do DEER-MG, Rosely Fantoni, o aumento do número de acidentes com usuários de patinetes elétricos e bicicletas tem sido uma preocupação crescente. “Isso se deve principalmente por causa da não utilização dos equipamentos de segurança, desconhecimento e desrespeito às regras de circulação e de convivência social num trânsito pouco inclusivo para com formas alternativas de se locomover”, alerta.

Por isso, além da blitz educativa, a ação promoverá orientações teóricas e práticas sobre uso seguro de meios alternativos de locomoção e oficina prática de condução segura de bicicletas e patinetes elétricos. Interessados em praticar no circuito do campus receberão vouchers exclusivos da Startup Yellow, parceira do evento. É necessário, ainda, ter o aplicativo da empresa no smartphone.

O evento conta com a parceria da Guarda Municipal de Belo Horizonte e de Santa Luzia, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo), Confiança Proteção Veicular, Centro de Ensino Técnico de Trânsito (CENTEC) e a Startup Yellow.

PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO