Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Profissionais de saúde de Santana do Riacho participam de capacitação na Escola de Enfermagem sobre saúde mental

Nos dias 2 e 3 de maio, 32 profissionais de saúde da Atenção Básica do município de Santana do Riacho participaram de uma capacitação na Escola de Enfermagem sobre saúde mental. A atividade foi demandada pelo município ao coordenador do Internato Rural do curso de Nutrição, professor José Divino Lopes, e ministrada pela professora Teresa Kurimoto.

Segundo a professora Teresa, o objetivo foi capacitar a equipe de saúde e assistência social para oferecer cuidado em saúde mental integrado e efetivo em serviços de base comunitária, de acordo com o Plano de Ação da Organização Mundial de Saúde para a saúde mental no mundo no período 2017-2020.

“Discutimos aspectos teóricos, políticos e éticos da atenção em saúde mental integrada às ações da Atenção Primária de Saúde e algumas histórias de vida de usuários do município. Foi proposto que os profissionais e trabalhadores buscassem construir soluções para os impasses que eles vem enfrentando no cuidado à essas pessoas com sofrimento mental grave e também suas famílias. Por meio desse método essencialmente clínico, utilizando a ferramenta do Projeto Terapêutico Singular, os participantes encerraram a capacitação levando propostas concretas e exequíveis para a atuação deles no cotidiano de trabalho”, explicou a professora.
Profissionais de Santana

Ainda de acordo com a professora, a participação dos profissionais foi um elemento fundamental. “Tomar como exercício de construção coletiva os casos mais complexos que eles estão lidando no cotidiano de trabalho fez com que os conceitos e noções trabalhados ganhassem maior concretude, em especial, por ser um grupo heterogêneo com formações e experiências distintas. Foi muito gratificante e uma excelente oportunidade de construirmos juntos saberes e práticas nesse campo tão amplo e complexo que é o da saúde mental”, finalizou.

Silvana Henrique Chagas, enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Santana do Riacho, enfatizou que essa capacitação foi muito importante e valiosa. “A demanda de saúde mental no município está crescendo, desde a infância até a fase adulta. No momento estou vivenciando um problema de saúde mental na família, essa capacitação me ajudou muito também neste sentido, de saber o que fazer e orientar os meus familiares”, pontuou.