Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Semana da Enfermagem vai discutir práticas com equidade

cartaz semana enfEntre os dias 13 e 16 de maio, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG, receberá a 29ª Semana de Enfermagem do Campus Saúde UFMG. Com o tema central “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”, o objetivo é melhorar a qualidade assistencial e as relações de trabalho dentro do hospital por meio de debates, trocas de experiências e momentos de descontração.

O evento iniciará no dia 13, às 9h, no Auditório do CAD (1º andar- Hospital das Clínicas), com a palestra “Assédio Moral: conscientizar é preciso”, que explicará a maneira adequada de gerenciar relacionamentos e como evitar o assédio moral no trabalho. A abertura solene acontecerá no dia 14, às 9h, no Auditório do CAD (1º andar), seguida pela conferência inicial “Os desafios da enfermagem para a prática com equidade”, que será ministrada pela professora Márcia dos Santos Pereira, da Escola de Enfermagem.

A fim de enfatizar o dever de valorização dos profissionais da área, a Semana da Enfermagem promete temas em harmonia com as metas da campanha “Nursing Now Brasil”, lançada no último dia 24 de abril. O “Nursing Now” é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) já adotada por mais de 30 países, que visa o reconhecimento das contribuições desse ofício no campo da saúde.

“A Semana de Enfermagem é o momento para refletirmos sobre as contribuições da enfermagem e valorizarmos mais nosso trabalho”, afirmou a enfermeira do HC-UFMG e coordenadora do evento, Taís Oliveira Gomes. A programação segue até o dia 16 de maio. As atividades não requerem inscrição prévia e haverá emissão de certificado. Minicursos com vagas esgotadas. Confira aqui a programação completa.

Comemoração
A Semana de Enfermagem do Campus Saúde UFMG aproveita as celebrações e discussões da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que comemora sua 80ª edição este ano. A SBEn acontece anualmente no período de 12 a 20 de maio, ambas datas muito significativas. Em 12 de maio de 1830 nasceu Florence Nightingale, considerada a criadora da enfermagem moderna, enquanto no dia 20 de maio de 1880 faleceu Anna Nery, enfermeira pioneira no Brasil.

Todos os anos, a SBEn se organiza em torno de um assunto específico. O tema deste ano é “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” e o evento busca divulgar o papel da enfermagem na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética.
(Com Centro de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)