Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Os cuidados do trabalhador no home office

Twitter Saúde e trabalho2Não perder horas no trânsito e ter horários mais flexíveis são alguns pontos positivos do teletrabalho destacados por quem já trabalha de casa. A prática já é realidade para 45% dos brasileiros, segundo levantamento da consultoria de recursos humanos Randstad. De acordo com o mesmo estudo, 90% dos entrevistados dizem que gostam de trabalhar em home Office, pois conseguem manter equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal. Apesar disso, o trabalhador precisa buscar organização e disciplina para conseguir manter esse equilíbrio. O trabalho remoto é um dos temas da série do Saúde com Ciência.

Para o professor da Escola de Enfermagem da UFMG, Luiz Brant, entre os principais problemas está a dificuldade de se desligar do trabalho. “Esse trabalho (a distância) faz com que a pessoa não consiga se desligar do trabalho. Então, nós temos a situação de estresse, de fadiga crônica, chegando a algumas situações bem críticas, o que faz com que esse trabalhador chegue ao grau máximo de exaustão”, alerta. O professor ainda destaca que os trabalhadores podem se sentir controlados e vigiados.

O professor explica que essas situações estão relacionadas a jornadas longas e cita que, atualmente, são mais horas trabalhadas do que na Primeira Revolução Industrial. “Muitos pensam que com o home office, como você não tem o deslocamento físico, se trabalharia menos. Mas temos constatado que hoje o homem trabalha mais, porque esse trabalho não depende mais de um lugar: ele pode trabalhar em qualquer lugar”, acrescenta. Brant chama a atenção para a falta de divisão entre trabalho e não-trabalho. “Essa barreira não existe mais. Consequentemente, não existe mais um dia consagrado como de descanso e nem uma hora em que você não está mais trabalhando. Isso tem causado um desgaste muito grande para o trabalhador”, acrescenta.

Dicas
Para cuidar da saúde, o trabalhador deve estabelecer uma rotina de trabalho, que inclua paradas para alimentação e horas de descanso. E, como não há convivência em um ambiente de trabalho, mantenha relações com amigos, colegas e família. Outras dicas são estabelecer um ambiente da casa para trabalho, avisar a família que está trabalhando e trocar de roupa como se de fato fosse sair para trabalhar.

Saúde e trabalho
Durante a semana em que é comemorado o dia do trabalhador, a Faculdade de Medicina aborda, por meio de uma série de reportagens especiais, aspectos relacionados à saúde ocupacional.

Sobre o programa de rádio
O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 145 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.

Também é possível ouvir o programa pelo serviço de streaming Spotify.
(Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)