Grupo Modus Novus une arte e espiritualidade no próximo Quinta Cultural

Quinta Cultural 1024x512 Cópia

O grupo Modus Novus é a próxima atração do Quinta Cultural, que ocorre na próxima quinta-feira, 11 de abril, na arena do campus Saúde, em frente ao Restaurante Universitário. Com réplicas de instrumentos usados nos séculos XVII e XVIII na Europa Ocidental, o grupo revive a chamada Música Antiga, a partir das 12h30, em apresentação gratuita e aberta ao público.

Para reprodução fidedigna do repertório daquela época, o grupo une a capacidade intuitiva de cada integrante com a beleza desse período. Daniel Tamietti, um dos cinco integrantes do grupo, conta que a incursão pela Música Antiga iniciou com o desejo de relacionar arte e espiritualidade. A intenção é criar um momento de respiro para quem assiste.

“Na sociedade de hoje, tudo é tão corrido. Por isso, a gente quer compartilhar essa música mais calma, que traz o olhar para dentro”, afirma Daniel Tamietti.

Ele destaca o aspecto popular dessa manifestação. “É muito comum uma imagem da música desse período na corte, mas muitos compositores não eram nobres, a música permeava vários espaços”, explica.

Sobre o projeto
O Quinta Cultural atualmente é coordenado pela Faculdade de Medicina da UFMG e tem como objetivo oferecer aos funcionários e estudantes do campus Saúde um espetáculo diferente e gratuito todos os meses. Ele integra o “DAC – Muitas Culturas nos Campi”, que promove a articulação, a interação e a interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando ações artístico-culturais da UFMG.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)