Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

UFMG promove conferência livre sobre saúde e educação

Cartaz Conferencia 2Com o objetivo de atender à convocação do Conselho Nacional e Estadual de Saúde e reforçar a tarefa institucional na construção de uma sociedade democrática, participativa e livre, a UFMG organiza, no dia 10 de abril, às 13 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, uma Conferência Livre com o tema “Saúde e Educação”.

De acordo com a professora da Faculdade de Medicina Cristina Alvim, assessora para a área da Saúde, as Conferências de Saúde têm sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS. “Ocorrem a cada quatro anos, sendo convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho Nacional de Saúde e conta com a representação dos vários segmentos sociais. Tem por objetivo construir diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde (Plano Plurianual de 2020-2023) que atendam aos anseios e necessidades da população”, explicou.

Na UFMG, segundo Cristina, deverão ser elaboradas três propostas para o nível Estadual e uma para o Nacional, em cada eixo temático proposto: Eixo I – Saúde como Direito; Eixo II – Consolidação do SUS; Eixo III – Financiamento do SUS.

Ela destacou, ainda, que o SUS tem sofrido violentos ataques aos seus princípios e diretrizes realizados por forças que buscam uma contratação social para esse direito aos moldes anteriores a 1988. “Defender o SUS significa defender ações e serviços de saúde para a totalidade da população brasileira, sendo que para mais de 75% desta população, o SUS é a única opção de assistência à saúde, e defender conquistas que são exemplos para o mundo”.

A professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Lívia de Souza Pancrácio de Errico, que faz parte da Comissão Organizadora juntamente com a professora Kátia Ferreira Costa Campos, enfatizou a importância de reavivar a memória, renovar a reflexões e compreender os movimentos que hoje orientam o pensamento da organização da atenção à saúde em nosso país. Ela destacou também sobre a reunião preparatória para essa conferência livre que será realizada no dia 9 de abril, às 14 horas, no Pilotis da EEUFMG. 

Conferência Nacional
A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8+8) com a temática: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” será realizada nos dias 04 a 07 de agosto de 2019, em Brasília/DF.

Entre os objetivos estão debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Mais detalhes no site do evento.