Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

UFMG abre nesta quarta ciclo 'Tempos presentes'

palestra ufmg2É tempo de fenômenos surpreendentes, nos diversos campos, aqui e mundo afora. São questões urgentes, que desafiam o pensamento e põem valores em xeque. A UFMG quer trazer esses temas para o debate e vai inaugurar, nesta quarta-feira, 27 de março, a partir das 19h, o ciclo de conferências e seminários Tempos presentes. O projeto receberá pensadores vinculados à Universidade e a outras instituições, do Brasil e do exterior.

O evento inaugural, que terá lugar no auditório 104 do CAD 2, campus Pampulha, será conduzido pelo professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que vai falar sobre A universidade e os desafios da construção democrática. No dia 11 de abril, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, vai prosseguir com a temática, tratando de perspectivas de atuação da universidade pública.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida destaca que o objetivo do ciclo é abordar questões contemporâneas relacionadas a academia, à política, à sociedade e à comunicação. “Queremos tratar de temas fundamentais que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, envolvendo as comunidades interna e externa”, afirma.

Esgotamento
João Antonio antecipa que vai basear sua apresentação desta quarta em questões distintas entre si, mas que, segundo ele, devem ser tratadas de forma articulada. Ele lembra que o mundo vive crises profundas e tem enorme dificuldade de superá-las, uma vez que estão esgotados os modos tradicionais de fazer política. O Brasil, por sua vez, passa por sua própria crise, “como nunca vimos”, marcada por “sinais evidentes de retrocesso”.

A edição de Tempos presentes do dia 27 integra o calendário de Atividades Complementares do turno noturno. Todas as conferências do ciclo (façam parte ou não desse calendário) receberão inscrições, opcionais, dos alunos de graduação por meio do sistema de eventos da Prograd. Mediante assinatura na lista de presença, os estudantes terão direito a certificado e poderão solicitar a validação de créditos em seus cursos. Os eventos são abertos também à comunidade, sem necessidade de inscrição.