Calendário

Fevereiro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Projeto de extensão GECA promove assistência integralizada à saúde da mulher

Realizado na Escola de Enfermagem da UFMG, o projeto Gênero, Empoderamento, Cuidado e Autonomia (GECA) surge para construir uma assistência à mulher mais humana e não apenas voltada a uma visão reducionista do corpo feminino como ser reprodutor. O projeto, iniciado em 2014, desenvolve suas atividades no Centro de Saúde Padre Fernando de Mello, no bairro Palmares, em Belo Horizonte.

Segundo a coordenadora do GECA, Mariana Mendes, o olhar reducionista sobre a saúde da mulher interfere diretamente na assistência feitas pelos profissionais. Muitos desses especialistas não estão preparados para lidar com a dimensão humana dessas mulheres, as quais possuem diversas demandas para além do ciclo gravídico-puerperal.

O GECA realiza diversos tipos de atividades, como consultas de enfermagem, ações educativas, oficinas com profissionais de saúde acerca dos protocolos clínicos relacionados à saúde da mulher, além de reuniões de planejamento familiar. A TV UFMG conversou com a coordenadora do projeto, Mariana Mendes, além de profissionais e mulheres atendidas.

Entrevistadas: Mariana Felisbino, profa. Escola de Enfermagem da UFMG; Marluce Soares de Almeida, gerente do Centro de Saúde Padre Fernando de Mello ; Mafalda Aparecida Gonçalves, paciente do projeto; Bruna Nicole dos Santos, bolsista de extensão

Equipe: Vitória Brunini (produção e reportagem); Marden Ferreira (reportagem); Antônio Soares (imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo); Marcia Botelho (edição de imagens)