Calendário

Março 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Professor da USP ministra aula magna do curso de Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde

Aula Magna AlexandreAplicações de Machine Learning em Saúde foi tema da aula magna da segunda turma do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde, ministrada pelo professor da Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Chiavegatto Filho, nesta quinta-feira, 14 de março, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem.

Ele abordou a Inteligência Artificial (AI) - capacidade de máquinas de tomar decisões inteligentes - voltada à saúde, especificamente a “Machine Learning”. Em tradução literal o termo significa ‘aprendizado da máquina’, sub-área da ciência da computação que diz respeito a teoria do aprendizado computacional, de acordo com o professor, “são máquinas aprendendo sozinhas”.

Com a formação de economista e especialista em Análise de Dados, Alexandre explica que a AI já é uma realidade presente na vida das pessoas, inclusive na saúde, por isso a importância de se falar a respeito. “Hoje a demanda por profissionais de saúde que sabem analisar Machine Learning é gigantesca (...) há muitas empresas que utilizam dessa ferramenta para melhoria do atendimento em saúde por exemplo”, afirmou o professor.

Ainda segundo Alexandre, a Machine Learning se preocupa e trabalha com a capacidade preditiva, ou seja, previsões a partir de algoritmos. Na área da saúde, essa capacidade pode auxiliar diagnósticos e atividades no atendimento ao paciente. Durante a aula, o professor da USP apresentou conceitos, definições e modelos da ferramenta, e também questões técnicas, como algoritmos e introdução a análise e processamento de dados através de linguagens de programação.
Redação: Teresa Cristina- estagiária de Jornalismo
Edição: Rosânia Felipe