Pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG recrutam voluntários para pesquisa sobre fibras dietéticas

pesquisa nutriPesquisa de mestrado, com o objetivo de avaliar o impacto de diferentes fibras dietéticas no tempo de trânsito intestinal e esvaziamento gástrico, recruta voluntários. Orientada pela professora Simone de Vasconcelos Generoso do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG e produzida pelo mestrando Marcelo Vitor Teixeira da Silva, a pesquisa necessita de pessoas entre 18 a 40 anos (preferencialmente homens), saudáveis, que não fumem e que não tenham sido submetidos a operações recentes no trato gastrointestinal; que não realizam a ingestão de módulos isolados de prebiótico (componentes alimentares não digeríveis que estimulam de forma seletiva o crescimento de bactérias benéficas no intestino, como fruto-oligossacarideo, inulina); probiótico (produtos alimentares ou preparações farmacêuticas que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde, encontrados principalmente em leites fermentados, iogurtes e kefir) ou simbiótico (compostos que associam os prebióticos e os probióticos no mesmo produto). Além disso, é necessário ter disponibilidade de permanecer das 8h até às 14h30 no setor de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas nos dias 16, 23 e 30 de Março (sábados).

Nos dias programados, o voluntário necessita de jejum noturno prévio de no mínimo oito horas. No setor, serão coletadas amostras de sangues do voluntário e será preciso a ingestão de um alimento previamente escolhido pela pesquisa. A digestão desse alimento será acompanhada e o voluntário precisará, nesse período, permanecer no setor de medicina nuclear, sendo permitido realizar atividades que não exijam esforços físico (ler, ouvir música, estudar etc.). Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, pessoas diagnosticadas com diabetes e/ou hipotireoidismo e com intolerância ao jejum não poderão participar da pesquisa.

Para mais informações e inscrições: marcelovitor.nutricionista@gmail.com ou no telefone (31) 9 9348-3703.