Calendário

Abril 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Semana Marielle Franco acontece na UFMG

RACISMOEntre os dias 11 e 15 de março, acontece nos Campus Pampulha, Campus Saúde, Escola de Arquitetura e Design e Faculdade de Direito e Ciências do Estado, a ‘Semana Marielle Franco’. O evento reúne uma série de atividades relacionadas, principalmente, ao combate ao racismo, propostas e organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em parceria com coletivos do movimento negro da universidade, Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos das unidades, APUBH (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Preto), Sindifes (Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino) e a Pro-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

No Campus Saúde acontece amanhã, 12 de março, às 18h30, na sala 268 da Faculdade de Medicina, a mesa de debate “Racismo faz mal à saúde: desafios e avanços na promoção da equidade" com a presença da professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EEUFMG, Kleide Ventura; a militante do movimento negro e ex-diretora de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Lorena Lemos; a indígena da etnia Pataxó e mestranda no Programa de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG, Adriana Carajá e a também militante, mestre em Ciência Política e jornalista, Diva Moreira.

A semana é em homenagem a Marielle Franco, ex-vereadora da cidade do Rio de Janeiro assassinada no dia 14 de março de 2018, que ficou conhecida por ter sido uma defensora dos direitos humanos e pautar causas da mulher e da negritude. Durante toda a semana debates, rodas de conversa, apresentações e encontros acontecerão pelos campis, além do lançamento do livro “UPP A redução da favela a três letras”, escrito pela própria Marielle. Temas como “A luta antirracista: O papel de cada um” e “Negras e negros na universidade: Entrar e permanecer” serão discutidos durante a programação.

A programação completa pode ser conferida no Facebook do DCE.