Cuidados com profissionais de saúde mental são tema de curso na UFMG

Profissionais que trabalham com saúde mental também precisam de cuidados. Essa é a premissa do curso Quem cuida de quem cuida?, que será ministrado de 25 a 27 de fevereiro na Estação Ecológica da UFMG. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira, dia 13.

Organizada pela Rede de Saúde Mental da UFMG, a formação tem o objetivo de trabalhar os processos criativos como restauradores das práticas de cuidado com profissionais que atuam em interface com a saúde mental na UFMG. Por meio de oficinas de arteterapia, os participantes poderão construir um espaço de troca de afetos, experiências pessoais e de vivências profissionais nos serviços da universidade.

O curso, que será ministrado pela professora Karla Galvão Adrião,  do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, dispõe de 20 vagas, sendo cinco reservadas para docentes da Universidade. Segundo a professora, é necessário trabalhar o autocuidado e o cuidado em rede para profissionais de todas as áreas de atuação, em especial aqueles que lidam com a saúde mental. “Pessoas que se ocupam da função de cuidar necessitam tratar das suas demandas. Esse curso pretende abrir um espaço de escuta e olhar para os processos criativos de cada participante”, afirma Karla Adrião.

Profissionais da UFMG interessados em participar do curso deverão preencher questionário eletrônico. No preenchimento das vagas, serão priorizados inscritos que se dedicam à saúde mental ou interface na UFMG. Apenas um participante por setor será selecionado, e a pessoa inscrita deverá ter disponibilidade de 12h para participar integralmente das atividades. A relação dos selecionados será divulgada por e-mail no dia 19 de fevereiro.

O curso é oferecido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), com apoio da Pró-reitoria de Graduação e do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)