Novas normas acadêmicas são implementadas a partir deste semestre

NOVAS REGRASNovas normas acadêmicas de graduação para trancamentos, matrículas em disciplinas e critérios para desligamentos, entre outras, passam a valer a partir deste ano em todas as unidades da UFMG. As mudanças exigirão atenção dos alunos que já estão cursando a graduação, bem como dos calouros que irão iniciar o curso neste semestre.

Abaixo esclarecimentos resumidos sobre alguns procedimentos que sofreram alteração. Para ter conhecimento de todas as mudanças que ocorreram, é fundamental que o aluno leia na íntegra a Resolução Complementar nº 01/2018 que aprova as Novas Normas de Graduação e a Resolução nº 11/2018 que define algumas regras de transição. As mudanças exigem muita atenção dos alunos que já estão cursando a graduação, bem como dos calouros que irão iniciar o curso neste semestre.

Trancamentos
Exemplo de regra de transição é o trancamento total com justificativa. Neste ano, esse tipo de trancamento ainda poderá ser solicitado até o final do semestre letivo. No entanto, em 2020, a regra muda: o trancamento poderá ser feito até 30 dias após o fato gerador da justificativa.

Parcial
Para o ano que vem, haverá um número máximo de trancamentos parciais sem justificativa que poderá ser solicitado durante todo o percurso curricular. Essa mudança se aplica aos veteranos e calouros. Mas quem solicitou os trancamentos antes de 2020 não precisa se preocupar, pois os pedidos anteriores não serão contabilizados.

Exame especial
As alterações nas normas para o Exame Especial passam a valer a partir deste semestre. Elas se aplicam tanto para calouros quanto para veteranos.

O Exame Especial é uma atividade avaliativa que visa melhorar a nota final dos alunos. Na norma antiga, a atividade poderia ser feita por qualquer estudante com conceito de A a E, desde que tivesse frequência suficiente na disciplina. A nota do semestre era somada a nota do exame especial e dividida por dois para a melhoria da pontuação e mudança de conceito. Qualquer disciplina poderia ofertar a avaliação.

No entanto, com as mudanças, não serão todas as disciplinas que serão passíveis da avaliação. Essa definição será feita pela Câmara Departamental. E apenas alunos que obtiverem conceito E e frequência suficiente poderão realizar a atividade avaliativa.

Após essa mudança, o lançamento da nota final também foi alterado. Caso o aluno obtenha nota igual ou maior que 60 no exame especial, a nota final será de 60 pontos. E, se o aluno obtiver pontuação inferior a 60, prevalecerá a maior, ou seja, a nota do exame ou a obtida no semestre.

Matrícula

A frequência nas disciplinas se tornou decisiva para a matrícula. Isso porque estudantes com frequência insuficiente em alguma atividade curricular não terão mais a garantia de vaga nessa atividade no próximo período.

Desligamento
A frequência também será critério para desligamento. Os alunos serão desligados caso sejam infrequentes em mais de 50% dos créditos matriculados no período letivo. Antes, era necessário ser infrequente em todas as disciplinas matriculadas.
Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)