Grupo Temático de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da ABRASCO se reúne para discutir planejamento estratégico

evento gtEncontro de Planejamento Estratégico do Grupo Temático de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) aconteceu na Escola de Enfermagem e na Faculdade de Medicina nos dias 14 e 15 de dezembro, respectivamente. Com representantes de 15 universidades, das cinco regiões do País, o encontro serviu para pensar o que foi feito na última gestão (2017-2018) e planejar ações para a próxima gestão (2019-2020).

Segundo a professora Vanessa de Almeida Guerra do Curso de Gestão de Serviços de Saúde, atual coordenadora do GT, o encontro foi para planejamento e aproximação, considerando a situação atual econômica e política do país. “A ideia desse encontro é que possamos potencializar as parcerias para o momento que estamos vivendo de conjuntura política e ter essa perspectiva de não só fortalecer para dentro do grupo com as ações estratégicas, mas também construir parcerias consolidadas para fora do grupo, com pessoas em posições estratégicas”, afirmou. No sábado, o planejamento estratégico estabelecido no primeiro dia foi apresentado para público externo ao grupo. Participaram desse momento a professora Eli Iola Gurgel Andrade, membro da Diretoria da ABRASCO; a professora  da EEUFMG Déborah Malta; Maria Angélica de Salles, da Prefeitura de Belo Horizonte; Daniela Souzalima Campos, da Diretoria de Promoção da Saúde SES - MG; Gelza Nunes, da Coordenação Estadual das PICS-SES/MG,Sônia Lansky, coordenadora da Exposição Sentidos do Nascer e outros convidados.

A expectativa da coordenadora com o evento é de fortalecimento. “Esperamos com esse encontro um direcionamento de como pode se fortalecer as parcerias externas para enfrentar o momento da conjuntura atual”, destacou.

GT 2O professor Marco Akerman, da Universidade de São Paulo, integrante do Grupo Temático, conta que a realização desses encontros é prática do grupo. “"O GT já tem 15 anos e é prática nossa, de tempos em tempos, rever o que estamos fazendo, porque o mundo muda e a conjuntura muda, então esse encontro tem esse objetivo, rever as atividades a luz do que está acontecendo à nossa volta", disse. Marco explicou, ainda, a como é realizado o planejamento. “Trabalhamos a partir do que fazemos nas Universidades de cada um dos representantes: ensino, pesquisa, extensão e gestão e definimos os eixos do GT”, esclareceu.

De acordo com a professora Vanessa, o grupo é composto, ao todo, por 36 pesquisadores de todo o país, tendo representantes das cinco regiões brasileiras. Para ela, isso torna o GT amplo, diverso e representativo. “Temos uma potência de ação sinérgica, simultânea em todo país quando estabelecemos um planejamento estratégico conjunto com a participação dos integrantes do GT ”, afirmou.