Calendário

Janeiro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Centro de Memória da EEUFMG é tema de TCC de aluno do curso de Ciências do Estado

PEDRO CENTRO DE MEMORICAO aluno do curso Ciências do Estado da UFMG, Pedro Paulo Drumond Almeida, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG (CEMENF).

O tema do trabalho foi “A Lei da Transparência e os arquivos no Centro De Memória da Enfermagem” e teve a orientação da professora e historiadora Rita de Cássia Marques. De acordo com Pedro, a transparência nos arquivos é um requisito à boa administração pública, sendo a prática necessária para viabilizar o acesso à informação.

O aluno destacou que CEMENF, criado em 2006, se consolidou ao longo dos anos adquirindo estrutura e recursos necessários ao desenvolvimento de suas atividades, como a melhoria do espaço físico e a organização do “Caos Documental” para o uso e tratamento da informação do Arquivo Institucional da Escola de Enfermagem. “O primeiro banco de dados foi desenvolvido no Setor frente à necessidade da criação de uma ferramenta que facilitasse a localização e utilização dos dados do arquivo”, explicou.

Na conclusão do trabalho, Pedro pontuou que a Lei da Transparência desencadeou um processo de adequação do espaço físico no Centro de Memória da Enfermagem da UFMG, bem como da organização e melhor gestão do arquivo. “Como resultado, foi possível viabilizar o acesso para a consulta do material em diversas ocasiões. O processo também permite o constante desenvolvimento de um banco de dados digital para os arquivos, facilitando ainda mais a consulta do acervo”.