Calendário

Fevereiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Palestra e oficina com professora da Universidade Federal de São Paulo acontecerão na próxima sexta-feira

No dia 7 de dezembro, serão realizadas palestra e oficina sobre Pesquisa-ação e pesquisa-intervenção: aproximações, distanciamentos e convergências e Diários como ferramenta de intervenção, respectivamente, ministradas pela professora da Universidade Federal de São Paulo- Unifesp- Campus Baixada Santista, Luciane Maria Pezzato.

De acordo com a professora Carla Aparecida Spagnol da Escola de Enfermagem da UFMG, esses eventos são propostos dentro de uma articulação do ensino com a pesquisa e a extensão. “A finalidade é criar um espaço multiprofissional e interdisciplinar para se discutir a pesquisa-ação e a pesquisa-intervenção, abordando aproximações, distanciamentos e divergências conceituais e metodológicas, dessas modalidades de investigação científica que podem ser utilizadas na saúde coletiva e na área da gestão em saúde.  Além disso, a professora dará enfase no diário como uma ferramenta de intervenção e de coleta de dados nas pesquisas qualitativas participativas. Serão abordados os principais conceitos e tipos de diários utilizados em investigações científicas. Como produto final da Oficina os participantes darão inicio ao seu diário intimo; de campo; de pesquisa ou de intervenção”, explicou.

A oficina terá início às 15 horas na sala 409 e a palestra às 19 horas no Auditório Maria Sinno da EEUFMG. São abertas aos alunos e docentes da pós-graduação, graduação e comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no dia das atividades. O certificado será emitido pelo CENEX mediante taxa de 5,00 reais.

Os eventos fazem parte da programação do Programa de Apoio ao Mestrado Profissional- professor visitante, da Pró- Reitoria de Pós Graduação-UFMG, do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde. Além disso, estarão articulados às atividades de dois Núcleos de Pesquisa, o Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES) da Escola de Enfermagem-UFMG (EE-UFMG) e o Diretório de Pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.