Pesquisa revela alta prevalência de não registro das doses da vacina contra Hepatite B em Belo Horizonte

vacinação2Hepatite B é uma doença infecciosa e uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. A vacina contra a doença (VCHB) é a maneira mais eficaz na prevenção da infecção do vírus. Pesquisa realizada em 11 maternidades de Belo Horizonte constatou que a prevalência de não registro das doses da VCHB nas cadernetas das gestantes foi alta no período do estudo, sendo mais elevada em áreas periféricas. O estudo, que faz parte da dissertação de Mestrado em Enfermagem apresentada pelo aluno Thales Philipe Rodrigues da Silva, com orientação da professora Fernanda Penido Matozinhos, investigou os fatores associados à vacinação contra a doença, usando dados das cadernetas de pré-natal de 266 puérperas.

Segundo dados da pesquisa, as gestantes representam um grupo com maior risco de complicações devido a doenças como a Hepatite B, pois sofrem alterações imunológicas e fisiológicas próprias desse período, que causam uma maior susceptibilidade às infecções. De acordo com Thales, uma reflexão proveniente dos achados desta pesquisa refere-se à identificação de grupos de gestantes com não registro para a VCHB, que necessitam de estratégias que promovam a sua maior inclusão nos Programas de imunização.

O estudo mostrou, ainda, que maior escolaridade, presença de vínculo empregatício e maior número de consultas de pré-natal influenciam na chance da gestante ser vacinada. Além disso, existe variabilidade da chance de a gestante não ser vacinada entre os territórios das unidades básicas de saúde, sendo maior em aquelas áreas de nível de alta criminalidade.

“Não se pode suprimir hoje o contexto político e econômico de muita fragilidade que o país enfrenta - principalmente o sucateamento do Sistema Único de Saúde”, afirmou Thales na dissertação. O enfermeiro apontou, ainda, o crescente movimento anti-vacinas que ocorre no Brasil e, além disso, a falsa sensação de segurança sentida pela população e pelos profissionais pelo fato de que, doenças como a Hepatite B, encontram-se controladas.

Thales enfatizou que os resultados oferecem informações epidemiológicas importantes para o aperfeiçoamento ou elaboração de políticas de saúde pública para grupos específicos, para melhoria da taxa de vacinação contra Hepatite B em gestantes - por meio de identificação de grupos específicos dessa população que necessitam de maior atenção por parte dos profissionais de saúde, em especial o Enfermeiro. “Este profissional é fundamental para o êxito da vacinação, uma vez que tem papel social significativo, pois ele conhece a usuária, seu contexto social, hábitos de vida e problemas de saúde, permitindo intervenções adequadas e resolutivas”, concluiu.

Um dos produtos da dissertação, que apresenta os principais resultados do trabalho, é o infográfico (clique na imagem e confira).
Dissertação: Fatores ambientais e individuais associados à vacinação contra Hepatite B em gestantes.
Autor: Thales Philipe Rodrigues da Silva
Orientadora: Professora Fernanda Penido Matozinhos
Defesa: 27 de Novembro de 2018, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG
Redação: Teresa Cristina– estagiária de Jornalismo