Setembro 2020

Alunos e professores promovem blitz educativa para prevenção do câncer de próstata

Com objetivo de sensibilizar os homens sobre a importância do autocuidado, com foco na prevenção do câncer de próstata, os estudantes e professores da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LISAE) e do projeto de extensão "Assistência de Enfermagem ao Paciente Prostatectomizado" realizaram a “Blitz Educativa - Novembro Azul”, no campus Saúde da UFMG e nas ruas próximas ao Hospital das Clínicas, nesta terça-feira, 27 de novembro.

taxistasDurante a atividade, as pessoas que circulavam pelo campus, taxistas, ambulantes e funcionário do Setor de Infraestrutura Física (SIF) do HC receberam orientações sobre o que é o câncer de próstata, quais são os fatores de risco, sintomas, diagnóstico, quando realizar o toque retal e como é o tratamento. “A abordagem nos permitiu conversar com os homens que transitam no campus. Eles se mostraram atentos e interessados pelo assunto. Sabe-se que a população masculina procura menos os serviços de saúde, quando comparados às mulheres. Intervenções como essa permitem que a liga acadêmica desenvolva uma das principais funções, que é a troca de informações entre a academia e a sociedade”, ressaltou a coordenadora da LISAE, a estudante Hérica Pinheiro Corrêa.

A professora Luciana da Mata, uma das orientadoras da Liga, afirmou que foi gratificante ver o interesse dos homens em saber sobre a frequência de realização dos exames de rastreamento e a preocupação em levar a informação para familiares e amigos. “Destaca-se também o envolvimento das mulheres durante a educação em saúde; muitas se aproximam para pedir a cartilha para repassar a conhecidos que são resistentes à realização dos exames de prevenção. Um episódio interessante foi um funcionário da construção civil que após a orientação recebida na blitz educativa, solicitou ao grupo que abordasse seus colegas de trabalho no intervalo de almoço”.

Blitz profsAinda de acordo com a professora, essas ações são de muito aprendizado tanto para os alunos, quanto para a população. “Para o aluno de Enfermagem é o momento de compreender a dimensão da sua importância e do compromisso social para a realização da educação em saúde. Além disso, desenvolve habilidades de comunicação e de interação, considerando as diversidades do público masculino”, ressaltou.

Luiz Cláudio dos Santos, funcionário do SIF, destacou a importância do exame como forma de prevenção e disse que essa blitz educativa serve de alerta. “Foi ótima a presença deste grupo para distribuir os materiais educativos para todos nós, porque os homens são muito preconceituosos, ações como essa nos ajuda a ter consciência do problema que é sério”.