Calendário

Março 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ser negro na UFMG: da descoberta ao orgulho

Da descoberta ao empoderamento. Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG contam sobre como se tornaram conscientes do seu pertencimento étnico-racial, vivenciado em meio a experiências de preconceito e superação. À TV UFMG, eles também relatam como suas vivências na Universidade contribuem para reflexões sobre essa consciência e os avanços necessários.

Bruno Henrique de Paula, primeiro estudante negro a ingressar por cotas no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG, discorre sobre o mito da democracia racial e conta como participar de coletivos e programas de extensão, desde a graduação, o ajudou a formar uma percepção do que é "ser negro". “Em primeiro lugar, sou fruto das ações afirmativas. Desde a minha participação em projetos de extensão como a Companhia de Dança Andora, na Universidade Federal do Espírito Santo, até o ingresso no programa da FaE, passando pelo contato com coletivos negros. Essas vivências nos espaços universitários possibilitaram que me afirmasse positivamente como negro, superasse a dor dos apelidos pejorativos ouvidos durante a infância na escola e desconstruísse estereótipos racistas".

 

Encontrar pesquisadores que estudam a temática afro-brasileira na UFMG também aflorou na aluna do mestrado em Enfermagem Taísa de Paula Gonçalves o orgulho de ser negra. A estudante afirma que ainda prossegue na desconstrução dos incômodos que não sabia nomear e que foram introjetados pelas diferenças fenotípicas, como cabelo e cor da pele, durante a infância no ambiente escolar. Enfermeira obstétrica, Taísa mudou o objeto de sua pesquisa que envolve a sua prática profissional numa área, em que, além de poucas, as mulheres negras tem sua competência questionada. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde da Mulher e Gênero (NUPESMeG), ela decidiu que sua pesquisa acadêmica será sobre a influência de gênero, raça e classe no contexto de trabalho de enfermeiras obstétricas negras.

Ao ingressar na academia, o estudante de Engenharia de Sistemas Sílvio Ferreira de Moura Júnior assumiu o cabelo crespo, visto socialmente como um estigma e o incorporou como símbolo de orgulho e afirmação étnico-racial. "Meu cabelo foi fundamental para me assumir como negro, enxergá-lo como aprendizado constante sobre as relações raciais e compreender que imagens distorcidas podem ser ressignificadas", afirma Sílvio Moura.

FICHA TÉCNICA
Entrevistados: Bruno Henrique de Paula (mestrando da Faculdade de Educação da UFMG), Taisa de Paula Gonçalves (mestranda da Faculdade de Enfermagem da UFMG) e Silvio Ferreira de Silva Júnior (estudante de Engenharia de Sistemas da UFMG)

Produção e reportagem: Soraya Fideles e Renato Temponi
Editor de conteúdo: Pablo Nogueira
Cinegrafista: Ravik Gomes
Edição: Otávio Zonatto