Evento sobre visibilidade negra tem inscrições abertas

Visibilidade NegraPara celebrar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será realizado na Escola de Enfermagem da UFMG o evento Visibilidade Negra: Desafios e Perspectivas para a Equidade em Saúde, entre os dias 20 e 22 de novembro.

A programação inclui discussões e reflexões sobre a identidade negra e a inserção do (a) negro(a) na sociedade brasileira, no âmbito da educação, trabalho e saúde, no dia 20 de novembro. Nos dias 21 e 22, serão realizadas exibição e roda de conversa sobre o filme "Corra!", produções culturais da população negra, como artesanato, música, poesia e dança. Confira aqui a programação completa.

A aluna do curso de Mestrado em Enfermagem, Taisa de Paula Gonçalves, uma das organizadoras do evento, enfatizou que reconhece a necessidade e a importância de trazer a pauta da visibilidade negra, com relação aos desafios e perspectivas para a equidade em saúde, para as atividades e discussões dentro do campus universitário, representado pela Escola de Enfermagem da UFMG, considerando também que a força de trabalho em Enfermagem é predominantemente feminina e negra. “Esperamos que o evento seja um momento de refletir criticamente sobre como temos nos implicado com essas questões, como temos lidado com elas em nossas relações sociais e quais perspectivas de caminhos a seguir para o cumprimento dos direitos humanos e enfrentamento das diferentes formas de discriminação”, ressaltou.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas neste link. É realizado por meio da disciplina Saúde das Mulheres e organizado pelas professoras Kleyde Ventura de Souza, Sheila Aparecida Ferreira Latchtim e Laís Santos da Magalhães Cardoso e pelos estudantes Aline Karla de Araújo Batista, Fernando Ferreira Dias, Fernanda Alves do Nascimento, Luana Karla Leite, Luiza Oliveira Santos, Misley Alexandra Sabino Pereira e Taisa de Paula Gonçalves.