Calendário

Janeiro 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Agenda única de eventos em novembro celebra a consciência negra na UFMG

negraEstudantes, servidores técnicos e docentes e instâncias diversas da UFMG uniram-se para construir uma agenda de atividades que celebra neste mês a consciência negra. A programação do Novembro negro: reflexões e práticas sobre ser negro, que será realizado de 5 a 23 de novembro, tem o intuito de promover reflexão sobre a presença do negro na sociedade e na Universidade.

“A iniciativa visa à troca de afetos, à valorização e à visibilidade das práticas e saberes da negritude, bem como à formação e ao debate sobre asas relações raciais, a fim de promover uma cultura antirracista”, diz a diretora de Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Daniely Reis Fleury. Segundo ela, as atividades vão abordar a história e a identidade negra, a construção das pautas e lutas do movimento negro no combate ao racismo e enfatizar a potência e a expressividade de negros e negras nos diferentes espaços. A programação é aberta às comunidades interna e externa.

As atividades que integram a agenda única foram inseridas em uma plataforma pela comunidade da UFMG, e a Prae as organizou levando em conta a viabilidade da execução. “Buscamos, por exemplo, evitar coincidências de horários e locais e verificamos alguns aspectos práticos da organização. Nossa mediação não teve qualquer sentido limitador”, salienta Daniely Fleury. Uma das sugestões foi a de que os organizadores das atividades optassem, preferencialmente, pelos fins de tarde ou pelo horário do almoço, para possibilitar a participação de públicos maiores.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)