Professora Eliane Palhares assume diretoria do Centro de Apoio à Educação a Distância

Eliana PalharesNo dia  29 de outubro, foi realizada a cerimônia de apresentação da nova diretora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), Eliane Marina Palhares Guimarães, professora da Escola de Enfermagem. Na ocasião, também foi apresentada a nova coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFMG, Maria do Carmo Barros de Melo, que tomará posse do cargo em novembro.

A abertura da cerimônia foi feita pela pró-reitora de Graduação da Universidade, Benigna Maria de Oliveira, que agradeceu aos membros da gestão anterior pelos esforços que solidificaram a UFMG como referência em educação a distância para outras instituições federais. Benigna recomendou a parceria entre Eliane e Maria do Carmo, ressaltando a vasta experiência das professoras em gestão.

Além de histórico como diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Eliane Palhares tem experiência também com projetos em EaD e com o Caed. Professora de disciplinas em Enfermagem com parte do conteúdo ministrado a distância produzido com o apoio do Centro, Eliane integra o Programa Nacional Telessaúde, projeto de formação permanente e consultoria a distância para profissionais do Sistema Único de Saúde.

“Sou enfermeira de formação há 38 anos e tenho 34 anos na UFMG”, a nova diretora se apresentou à equipe. “Meu pai também foi servidor na Universidade e, para mim, este não era apenas um lugar de subsistência, mas sempre representou a ética e o compromisso pelo trabalho social”, relatou Eliane.
Trajetória
Eliane Marina Palhares Guimarães é doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Informação pela UFMG e graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ela é professora associada II da Escola de Enfermagem da UFMG, da qual foi vice-diretora na gestão 2010/2014 e diretora na gestão 2014-2018. Coordena desde 2004 o Projeto Telenfermagem da Unidade. Atua principalmente nos temas de gerência em saúde e na enfermagem, sistema de informação em saúde e na enfermagem, tecnologias educacionais, trabalho em rede e educação permanente mediatizada pela Internet.
(Com Assessoria de Comunicação do CAED)