Calendário

Documentário aborda prevenção e luta contra o Câncer de Mama

Para encerrar o mês de ações da campanha nacional ‘Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama, a Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem produziu um documentário com o objetivo de trazer informações a respeito do Câncer de Mama, destacar a importância da prevenção primária e a detecção precoce, por exemplo, como hábitos de exercício e alimentares podem auxiliar nesse sentido. Além disso, trazer relatos e a mensagem de que é possível vencer esse câncer.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama formando um tumor. Existem tipos diferentes da doença tendo velocidades variadas de desenvolvimento.

Ainda de acordo com o INCA, a doença é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, perdendo, apenas, para o câncer de pele. No Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama nos anos de 2018 e 2019. Em 2015 ocorreram 15.403 óbitos pela doença no país.Apesar do cenário preocupante, o câncer de mama tem grandes chances de cura se descoberto precocemente.Além disso, há ações e fatores que podem auxiliar na prevenção.

Produção e reportagem: Teresa Cristina
Revisão: Rosânia Felipe
Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG