Fevereiro 2020

Dia do Servidor Público é comemorado na Escola de Enfermagem com espaço de saúde, bem-estar e reflexão

EVENTO PICSNa última sexta-feira, 26 de outubro, professores, técnicos-administrativos e funcionários se reuniram na Escola de Enfermagem da UFMG para comemorar o Dia do Servidor Público celebrado ontem, 28. A diretoria da Escola promoveu, em parceria com o Laboratório de Gestão de Pessoas (LAGEPE), um espaço de saúde, bem-estar e reflexão acerca da qualidade de vida no trabalho. A programação incluiu Quick massage, Shiatsu, Reiki, Auriculoterapia, Dança Circular e um café compartilhado.

“Parabenizo os servidores pela luta incansável de muito trabalho e dedicação. Promovemos essas atividades para deixar nosso ambiente de trabalho ainda mais leve, agradável e integrado. Foi um momento para descontrair e aliviar as tensões do cotidiano”, destacou a diretora da EEUFMG, professora Sônia Maria Soares”.

A professora Carla Aparecida Spagnol, que colaborou na organização do evento de extensão “Comemoração do Dia do Servidor público como espaço de reflexão acerca da qualidade de vida no trabalho”, ressaltou a importância de eventos como esse com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). “As PICS são recursos terapêuticos que envolvem abordagens e ofertas de novas perspectivas para o indivíduo em relação ao cuidado em saúde, dentro de uma concepção holística, de promoção da saúde e do bem estar. No trabalho, o estresse tem sido uma das principais causas de absenteísmo, o que faz-se necessário analisar o processo e as condições de trabalho, bem como desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de tornar a prática e ambientes laborais mais confortáveis e prazerosos. O evento realizado buscou sensibilizar o trabalhador de modo geral a se auto-cuidar, cuidar das relações e do seu ambiente de trabalho”.

DANÇA CIRCULARO servidor técnico-administrativo da Seção de Pessoal, Jailton Roberto Guimarães, agradeceu a iniciativa de trazer para Escola de Enfermagem este momento de relaxamento e aprendizado na semana do servidor. “Eu não conhecia todas essas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e não sabia o significado e a importância para o corpo e a mente dos exercícios, trazem tranquilidade e acalmam a tensão do dia a dia”, pontuou.

Dever de servidor público é zelar por democracia, diz Reitora
A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart Almeida, destacou que a data deve ser lembrada em razão da importância da categoria para a construção de uma noção de público mais democrática e inclusiva. “É preciso reconhecer que o papel institucional do servidor é fundamental para assegurar que a Administração Pública se consolide como espaço democrático, inclusivo e diverso. Para nós, da Universidade, há ainda o importante papel de transformação que se realiza a partir da educação”, afirmou a reitora.

Ainda de acordo com a reitora, a data deve ser lembrada em função “dos relevantes serviços que o serviço público tem prestado à nossa nação. Valores como o compromisso ético, a lisura, o respeito à diversidade e à moralidade, orientam a nossa atuação”.
(Com informações do Centro de Comunicação da UFMG)