Calendário

Abril 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Moodle já pode ser acessado por dispositivos móveis

moodleFerramenta de apoio às atividades de educação a distância em cursos presenciais e semipresenciais da UFMG, a plataforma Moodle agora pode ser acessada também por meio de dispositivos móveis. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. As instruções necessárias para configuração e utilização do aplicativo estão publicadas no Catálogo de Serviços da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

O aplicativo oficial do sistema foi desenvolvido e é mantido pela Moodle HQ, empresa sediada na Austrália. O Moodle é hoje a principal plataforma de educação a distância no mundo.

Entre os recursos oferecidos pelo aplicativo, estão a possibilidade de fazer download do conteúdo de cursos para navegação offline e upload de imagens, áudio, vídeos e outros arquivos, recebimento de notificações instantâneas de mensagens e eventos e visualização de notas dos cursos e turmas lançadas no Moodle.

Sincronização
Sempre que é aberto pelos usuários do ambiente UFMG Virtual, o aplicativo sincroniza os eventos com as postagens do site principal. As notificações de eventos de calendário do Moodle são enviadas automaticamente. Se o usuário não quiser recebê-las, é possível desativá-las, individual ou globalmente. Também é possível receber notificações de postagens de fóruns e tarefas enviadas, funções que podem ser ativadas por meio do aplicativo ou do site principal.

A customização e a integração do aplicativo ao ambiente da UFMG foram realizadas pelo analista Leonardo Freitas da Silva Pereira, da Divisão de Desenvolvimento de Produtos (DDP) do Centro de Computação (Cecom).
(Com Centro de Comunicação da UFMG)