Calendário

Fevereiro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Blitz da Saúde promovida pela LAICCAM chama atenção para prevenção ao câncer de mama

Outubro rosa ligaCom o objetivo de conscientizar a respeito dos fatores de risco que podem desencadear o câncer de mama, as estudantes da Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres da Escola de Enfermagem da UFMG (LAICCAM) promoveram nesta terça-feira, 23 de outubro, uma “Blitz da Saúde” próximo ao Ambulatórios Bias Fortes e Jenny Faria no campus Saúde da UFMG.

Durante a atividade, as pessoas que circulavam pelo campus receberam orientações acerca de hábitos de vida saudáveis como fator de prevenção para o câncer e para outros tipos de doenças; sobre a necessidade de conhecer o próprio corpo e a técnica conhecida como ‘breast awareness’ para notar possíveis alterações. Também foi possível pesar, medir e aferir a pressão arterial.

A estudante do curso de Enfermagem Stella Malta, uma das coordenadoras da LAICCAM, afirmou que as ligantes sabem da importância de levar conhecimento e saúde à sociedade. “Pensando nisso, montamos a Blitz da Saúde, que busca orientar a população que circula no Campus Saúde sobre o câncer de mama. Recebemos um grande público e foi muito gratificante ver o impacto que causa nas pessoas, ouvimos relatos de lutas de câncer nas famílias, aconselhamos uma vida mais saudável e cuidamos da população. Uma surpresa boa foi a grande adesão dos homens, muitos deles pararam para pedir informação pensando em suas filhas e esposas e, através deles, alcançamos também essas mulheres”, ressaltou.

Clébia Pereira de Souza, encarregada da empresa Brasanitas Hospitalar, que presta serviços de higienização no Hospital das Clínicas da UFMG, incentivou cerca de 30 auxiliares de higienização a participarem da Blitz e destacou sobre a importância dessa atividade. “A ação foi maravilhosa, é muito importante saber o que é o câncer de mama e como prevenir”.

mariana e laiccamA professora Mariana Santos Felisbino Mendes, uma das orientadoras da Liga, destacou sobre a importância dessa ação realizada pelas alunas. “É importante que a universidade também atue no âmbito social e a extensão universitária é uma forma de devolver à sociedade de alguma forma o que aqui é produzido, desenvolvido e estudado. A blitz permitiu o contato das acadêmicas com o público em geral, principalmente com as mulheres que circulam no campus, e no contexto do Outubro Rosa, se constituiu uma forma de sensibilizar, alertar e informar sobre o Câncer de mama e sua prevenção". Ela destacou, ainda, que essa sensibilização foi organizada e desenvolvida pelas acadêmicas de enfermagem e incluiu também o “Dia D”, no dia 10 de outubro, quando foi produzido um mural; alunos, professores, funcionários e frequentadores da Escola de Enfermagem vieram com uma peça rosa e receberam laços em apoio à campanha.