Calendário

Abril 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

HC-UFMG realiza Seminário sobre Câncer de Mama

HC CANCER DE MAMAO câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que aponta a ocorrência de 59.700 mil casos novos de câncer de mama no país.

Para conscientizar a população da importância da detecção precoce da doença, enfatizar a importância de a mulher conhecer as suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, a campanha “Outubro Rosa” incentiva ações por todo o mundo.

No Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), a discussão sobre o tema será no dia 26 de outubro, quando acontecerá o Seminário “Câncer de Mama: Abordagem dos Pacientes de Alto Risco Familiar e Genético”. O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, das 8h às 13h. As inscrições são gratuitas e para participar é necessário realizar inscrição prévia neste link.

Segundo o mastologista Gabriel de Almeida Silva Junior, coordenador do Serviço de Mastologia do HC/UFMG, ao propor uma discussão sobre o tema abordagem das pacientes com alto risco familiar e genético para câncer de mama, o hospital ajuda a conscientizar os profissionais e, em especial as pacientes, acerca deste problema ainda pouco debatido no âmbito da saúde pública. “Quanto mais discutimos, mais saberemos lidar e mais encontraremos apoio para vencermos o problema”, garante.

O evento também será uma oportunidade para que médicos e gestores debatam os desafios e perspectivas de estruturação de um centro de controle do câncer hereditário no HC/UFMG.

Haverá duas mesas-redondas sobre o tema. A primeira, às 8h30, irá discutir o controle de pacientes de alto risco, incluindo quimioprevenção e cirurgias redutoras de risco. Às 11h, a discussão será de aplicações da genética no câncer de mama, síndromes hereditárias e aplicação da genômica. O encerramento contará com uma apresentação especial, às 13h.

Atendimento no HC-UFMG
O atendimento no Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é feito de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). As pacientes chegam encaminhadas pelos mastologistas da Rede SUS ou pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As pacientes são atendidas em conjunto pelos médicos residentes e pelos preceptores. Os casos mais difíceis são apresentados em reuniões clínicas e as decisões são compartilhadas por todos os membros da equipe composta por mastologista, patologista, oncologista clínico, radioterapeuta, fisioterapeuta, psicóloga e enfermeira.

Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes, incluindo as não filiadas à Ebserh.
(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)