Calendário

Janeiro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Professora da Unicamp ministra palestra sobre as dimensões políticas e educativas da Saúde Coletiva no Brasil

As dimensões políticas e educativas da Saúde Coletiva no Brasil, desde a sua fundação até a atualidade: a articulação com a Análise Institucional serão discutidas em palestra com a professora Solange L´Abbate, da  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 22 de outubro, às 19 horas, no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG.

A atividade é uma articulação do ensino com a pesquisa e a extensão e faz parte da disciplina optativa Tópicos em Gestão de Serviços de Saúde II- Socioclínica (pesquisa intervenção) e Análise Institucional da Prática Profissional do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde da EEUFMG.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Carla Aparecida Spagnol, a finalidade é criar um espaço de discussão multiprofissional e interdisciplinar, tendo em vista o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas na área da Saúde Coletiva, a partir do referencial teórico da Análise Institucional, abordando as dimensões histórica, política e educativa dessa área do conhecimento.

“Além disso, está articulada às atividades de dois Núcleos de Pesquisa, o Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES) da Escola de Enfermagem-UFMG e o Diretório de Pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Está vinculada, ainda, ao Programa de Extensão do Laboratório de Gestão de Pessoas- LAGEPE da Escola de Enfermagem-UFMG. Esta é uma iniciativa do Colegiado, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFMG, visando contribuir para o fortalecimento do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde”, pontuou Carla.

O evento é destinado aos docentes e alunos do mestrado profissional, profissionais de serviços de saúde; estudantes e professores da EEUFMG e externos à UFMG, sem necessidade de inscrição prévia. O certificado será emitido pelo Cenex da Escola, com uma taxa de R$5.