Calendário

Abril 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

UFMG vai unificar sua produção acadêmica em uma plataforma digital

Em dezembro deste ano, será lançado o Repositório Institucional da UFMG, iniciativa que possibilitará unificar toda a produção científica, cultural e intelectual – abrangendo as áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão – em uma única plataforma para consulta. As inovações propiciadas pelo sistema foram apresentadas na 9ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, realizada no início de outubro em Lisboa, Portugal.

O repositório reúne e assegura condições de preservação do patrimônio acadêmico da Universitário. A convite do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict), a UFMG vai compartilhar a experiência com as outras universidades brasileiras. A plataforma da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), já consolidada, fará parte do acervo do repositório.

De acordo Izabel Antonina, bibliotecária que apresentou o modelo no evento de Lisboa, uma das vantagens da plataforma é a customização de metadados do sistema. “Nós customizamos metadados para organizadores, órgãos financiadores de pesquisa, departamentos da instituição, identificadores para autores e para as publicações. Tudo isso facilita a organização e recuperação de informações”, garante ela.

O Repositório Institucional da UFMG vem sendo organizado há dois anos por equipe formada por profissionais da Diretoria de Governança Informacional (DGI), do Sistema de Bibliotecas da UFMG, da Faculdade de Medicina, do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), da Diretoria de Tecnologia da informação (DTI), da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq).

(Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas)