Calendário

Setembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres promove ações do Outubro Rosa

A Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres da Escola de Enfermagem da UFMG (LAICCAM) promove para o mês de outubro ações da campanha nacional ‘Outubro Rosa’ de prevenção ao câncer de mama. De acordo com a estudante Luiza Santos, uma das coordenadoras da Liga, as ações têm como objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a necessidade de prevenção e a respeito dos fatores de risco da doença.

cartaz laiccam2A primeira ação do mês será o “Dia D”, em que, no dia 10 de outubro, alunos, professores, funcionários e frequentadores da Escola de Enfermagem no geral, são convidados a vir para a Unidade com uma peça rosa. Serão distribuídos laços em apoio à campanha. Além disso, a LAICCAM produzirá um mural que será colocado na entrada da Escola, com informações sobre a temática.

Para o dia 23 de outubro, a Liga pretende realizar a ‘Blitz da Saúde’ no campus Saúde em locais de grande movimentação para conscientizar a respeito dos fatores de risco que podem desencadear o câncer de mama.

Será montado um stand em que o público irá receber orientações acerca de hábitos de vida saudáveis como fator de prevenção para o câncer e para outros tipos de doenças. As ligantes vão abordar, ainda, a necessidade de conhecer o próprio corpo e a técnica conhecida como ‘breast awareness’ para notar possíveis alterações. Também será possível pesar, medir e aferir a pressão arterial.

Sobre a Liga
A LAICCAM é um projeto de extensão da UFMG que tem como objetivo ser um espaço de discussão, atuação e produção de conhecimento voltado às ações multidisciplinares, intersetoriais e, principalmente, às ações que são dedicadas aos profissionais de enfermagem relacionado ao grupo foco de estudo. O projeto visa também o estudo e a proposição de políticas de saúde. É orientada pelas professoras Bruna Figueiredo Manzo e Mariana Santos Felisbino Mendes e coordenada pelas alunas Ingrid Tavares, Luiza Santos, Marina Fonseca e Stella Malta.