Calendário

Junho 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Cursos de Enfermagem e Nutrição da EEUFMG estão entre os melhores do Brasil, segundo ranking da Folha de S.Paulo

RUF 2018Os cursos de Enfermagem e Nutrição da EEUFMG se destacam mais um ano entre os melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha 2018, divulgado nesta segunda-feira, 1 de outubro, pelo jornal Folha de S.Paulo. Enfermagem se manteve no pódio da avaliação em primeiro lugar na posição geral. No quesito Avaliação de Mercado e Qualidade de Ensino, se manteve na 3ª e a 1ª colocação, respectivamente. Já o curso de Nutrição, ocupou o quarto lugar na classificação geral, e a 5ª e 3ª posição nos itens Avaliação de Mercado e Qualidade de Ensino, respectivamente. O curso de Gestão de Serviços de Saúde, criado em 2009, não foi avaliado.

A diretora da Escola de Enfermagem, professora Eliane Marina Palhares Guimarães, destacou a importância dessa avaliação. “A permanência do curso de graduação em enfermagem no 1° lugar e do curso de Nutrição em 4º lugar demonstra mais uma vez o reconhecimento do trabalho individual e coletivo de todos que compõem a comunidade acadêmica da unidade. Que este resultado continue sendo estímulo para o crescimento e desenvolvimento institucional", enfatizou.

A presença de vários cursos da UFMG entre os primeiros colocados é destacada pela reitora Sandra Goulart Almeida. “Isso mostra a qualidade homogênea de nossa graduação e a sua distribuição uniforme pelas diversas áreas do conhecimento", analisa.

O RUF avalia as 40 carreiras com mais ingressantes no país. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

UFMG mantém liderança
Pela quinta vez consecutiva, o ensino da UFMG é classificado como o melhor do país entre as universidades públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF).

Na classificação geral, a UFMG subiu do quarto para o terceiro lugar, com pontuação de 96,38, ficando atrás da USP e da UFRJ. A Universidade também aparece bem posicionada nas outras quatro dimensões avaliadas: Mercado (2º lugar), Inovação (4º lugar), Internacionalização (6º) e Pesquisa (7º).

Nesta sétima edição anual, o Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou 196 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida saudou o resultado do RUF. “É uma satisfação constatar que estamos aparecendo sistematicamente bem posicionados nesse levantamento. Ele confirma o cuidado especial que temos com o ensino de graduação”, afirma a reitora.

Ela afirma que rankings como o da Folha proporcionam “reconhecimento e visibilidade", mas ressalva que a “missão da UFMG não é balizada por eles" e que o próprio sistema de autoavaliação da Universidade e as avaliações externas do Ministério da Educação confirmam o bom desempenho. “Vale registrar ainda que os rankings não medem outras dimensões, como o impacto social da atuação da Universidade”, argumenta a reitora. “O RUF e as autoavaliações indicam que estamos no caminho certo como instituição de qualidade, de referência e relevante para o país”, destacou a reitora.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)