Calendário

Seminário Violência contra a Mulher terá programação artística sobre violência sexual

violencia mulherVocê sabia que a dança pode ser um excelente recurso terapêutico? E que dinâmicas em grupo podem ajudar a sensibilizar para diferentes causas? Para promover reflexão e informar sobre como lidar e atender vítimas de violência sexual, o “Seminário Violência contra a Mulher” conta com programação diferenciada. Além de palestras e mesas-redondas, o evento terá atividades culturais, com dança, rodas de conversa e dinâmicas em grupo.

O seminário será realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Entre as apresentações da programação cultural, está a do Coletivo de Mulheres Alzira Reis. O grupo feminista criado na Faculdade, referência para estudantes que passam por algum tipo de abuso, irá aplicar dinâmica para sensibilizar sobre o assédio. As apresentações serão realizadas no segundo dia de evento, a partir das 10h.

Outra oficina já confirmada é a “Corpo em movimento: a metáfora do andar”. A apresentação irá se apropriar do forró, estilo musical brasileiro, para sensibilizar sobre as minúcias dos afetos que permeiam relacionamentos abusivos. A oficina será ministrada pelo psicóloga voluntária da Casa de Referência da Mulher Tina Martins e professora de dança, Gabriela Novais.

A psicopedagoga do projeto “Para elas: por elas, por eles, por nós”, Lauriza Pinto, estará a frente da “Roda de Conversa: violências pessoais já vividas”, para promover reflexão sobre as diversas formas de vivenciar a violência e como nos inserimos nesse contexto, buscando mostrar formas de enfrentamento.

Também integrante do projeto Para Elas, a psicóloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina, Gabriella Nazário Cirilo, conduzirá a “Roda de Conversa: O preconceito e as várias formas de violência: a interface entre a teoria e a prática”. Durante a oficina, serão apresentadas questões entre a teoria e a prática sobre diferentes tipos de preconceitos e a interface com a violência, em especial, a violência de gênero.

A programação do seminário também contará com uma equipe multiprofissional, composta por ginecologistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais. O evento é realizado pelos departamentos de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social da Faculdade. Apesar de as inscrições já terem sido encerradas, há uma lista de espera para caso surjam vagas.
(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)