Solenidade no campus Saúde marca dez anos de estudo sobre a saúde de adultos

Os dez anos do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) serão marcados por solenidade nesta segunda-feira, 24, às 18h, no Ambulatório Borges da Costa, campus Saúde, onde está instalado o projeto.

O evento terá a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, dos diretores das unidades do campus Saúde, de representante do Ministério da Saúde e dos coordenadores do Elsa nas instituições de ensino superior e pesquisa parceiras, além de servidores da UFMG e do Cefet-MG que participam como voluntários.

O primeiro projeto de investigação de longo prazo, no Brasil, sobre a saúde dos adultos tem foco, sobretudo, nos fatores que determinam as doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, o diabetes e a obesidade. Financiado pelo governo federal, o Elsa é realizado pelas universidades federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo, USP e Fiocruz.

Exposição
Também como forma de comemorar a primeira década do Elsa-Brasil e divulgar seus primeiros resultados, a coordenação do estudo preparou uma exposição que vai percorrer espaços da UFMG e do Cefet. Totens contendo textos e imagens vão exibir uma linha do tempo que conta a história do projeto desde a concepção, revelar o processo de reforma do espaço que abriga o Elsa, no Ambulatório Borges da Costa, e mostrar os primeiros resultados mais relevantes em temas como dieta, colesterol, diabetes e pressão arterial.

A mostra permanecerá de 15 a 19 de outubro, no hall de entrada do Hospital das Clínicas da UFMG; de 22 a 26, estará no hall da Faculdade de Medicina; de 29 de outubro a 1º de novembro poderá ser visitada no campus 1 do Cefet, na Avenida Amazonas; finalmente, nos dias 26 e 27 de novembro, será a vez da Praça de Serviços do campus Pampulha.

Os dez anos do Elsa-Brasil são tema de reportagem publicada na edição 2.033 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)