Calendário

Maio 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vídeo alerta sobre a prática do 'copiar e colar' no prontuário eletrônico

O Hospital das Clínicas da UFMG lançou, na última semana, um vídeo educativo sobre os riscos do uso do "copiar e colar", o popular CRTL + C e CRTL + V, no prontuário eletrônico dos pacientes. O filme institucional está disponível no site e na intranet do hospital.

O registro das informações, parte da rotina dos profissionais de saúde, é a forma mais importante de documentar o atendimento prestado ao paciente e de promover a continuidade do cuidado. Trata-se de uma responsabilidade do profissional de saúde legalmente prevista nos códigos de conduta e nas boas práticas para o cuidado em saúde.

No entanto, um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições que mantêm sistema de registro eletrônico é a prática generalizada - e, muitas vezes subestimada - de “copiar e colar” informações de um prontuário para o outro e manter a precisão e confiabilidade do registro quando a informação é reutilizada.

“Por meio da ação de conscientização "Copiar / Colar no PEP", chamamos atenção para os riscos à segurança do paciente advindos do abuso de tal prática, muito utilizada nos textos em formato digital. O paciente ou profissional de saúde não pode ser surpreendido por um registro equivocado trazido de outro texto”, justifica a médica Zilma Reis, integrante do Núcleo de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas

 

AÇÃO PEP 2018 from Zilma Reis on Vimeo.

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)