Calendário

Março 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Políticas Sociais para redução de desigualdades em saúde serão abordadas em aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

mauricioO Programa de Pós-Graduação em Enfermagem promove, no dia 16 de agosto, às 14 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, aula inaugural sobre Políticas sociais e redução das desigualdades: a Epidemiologia, a Saúde Coletiva e o Futuro - Renovados Desafios, ministrada pelo professor Maurício Lima Barreto do Instituto Gonçalo Moniz - Fundação Oswaldo Cruz – Bahia.

O professor lidera um grupo de pesquisa voltado para aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções, e aspectos teóricos e metodológicos da Epidemiologia. Atualmente coordena um Centro de Excelência na América Latina, financiado pela Wellcome Trust-UK para estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição à infecções na asma na America Latina, com projetos de pesquisa no Brasil e no Equador, e um INCT em Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (CITECS).

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem, professora Kênia Lara Silva, a aula inaugural ajudará a refletir sobre as condições de saúde que se modificam ao longo do tempo em função dos processos de desenvolvimento econômico, político, social e cultural das diferentes sociedades. "Na atualidade, temos assistido um aumento das desigualdades sociais e em saúde no Brasil. Pensar políticas sociais que possam reduzir essas desigualdades é fundamental e deve ser objeto de pesquisas em diferentes áreas, subsidiando a tomada de decisão no plano governamental", enfatizou.

O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.